Você sabe que a área contábil, junto com áreas afins como administração, por exemplo, está passando por profundas mudanças, que alteram significativamente a rotina de trabalho dos profissionais? Por isso, cursos na área de contabilidade são essenciais para que esses profissionais se mantenham atualizados e aperfeiçoem seus conhecimentos.

Também quem está começando a carreira na área – ou quem está na graduação ou curso técnico – deve considerar capacitar-se paralelamente e reforçar o aprendizado. Seja qual for o caso, cursos a distância se destacam como excelentes opções, considerando a vida atribulada de quem trabalha, estuda e tem uma rotina cheia de afazeres e compromissos.

O portal Centro de Estudos e Formação tem um curso online que trata de todos os temas pertinentes ao trabalho no campo contábil, inclusive, de todas as mudanças que já ocorreram e as que ainda estão por vir e irão afetar a área. Esse curso online capacita os alunos a atuarem como assistentes contábeis, e está aberto a qualquer interessado.

Nosso curso de assistente contábil é dividido em módulos e traz um conteúdo muito bem embasado, fazendo com que o cursista se sinta preparado e seguro para trabalhar em qualquer segmento, seja ele público, privado ou do terceiro setor. Lembrando que a função de assistente contábil é essencial ao funcionamento de qualquer organização, pois é de sua responsabilidade a parte operacional, como contatar clientes, classificar a contabilidade, revisar movimentações bancárias, solucionar pendências e outros.

Acompanhe o texto pois tem muita coisa interessante vindo por aí - tanto em conteúdo quanto em dicas de outros cursos online relativos que podem reforçar o aprendizado e agregar valor ao seu currículo.

Curso de assistente contábil: mudanças importantes pedem profissionais capacitados

É normal que profissionais de várias áreas precisem estar sempre buscando novas informações, tendências e novidades em seu campo de atuação. Isso acontece em qualquer segmento, mas a área administrativa teve momentos bem agitados nos últimos anos, em especial no que diz respeito aos campos fiscal e contábil.

Principais mudanças na Contabilidade e áreas afins

Normas internacionais de contabilidade

Um exemplo dessas mudanças é a convergência das normas nacionais de contabilidade às normas internacionais, que têm acontecido desde 2010. A cada ano, novas normas são adotadas. Para 2018 haverá a convergência de 3 delas, que dizem respeito à mensuração de receitas, instrumentos financeiros e contratos de arrendamento.

As novas normas são aplicadas à Contabilidade Geral e a todos os seus ramos: Contabilidade Bancária, Pública etc. Elas são vistas em nosso curso online assistente contábil , que também explica os motivos pelos quais se optou pela mudança.

Implantação do eSocial

Outro ponto que tem agitado a vida dos profissionais contábeis, de departamento pessoal, recursos humanos e outros ramos da administração é a obrigatoriedade do eSocial, cuja vigência começa em janeiro de 2018. O eSocial é um portal criado e implementado pelo governo federal que visa unificar as informações previdenciárias, fiscais e trabalhistas de todos os colaboradores das empresas, consolidadas em uma só entrega. Além disso, o próprio sistema fará o calculo do que deve ser recolhido de encargos, evitando erros.

Acontece que há a fase de qualificação cadastral e depois o preenchimento de 1.480 campos com as informações dos trabalhadores. Não é à toa que, até outubro de 2017, apenas 4% das empresas do país tenham implantado o programa, pois é algo que ainda gera muitas dúvidas e que carece de especialistas. Por isso, quem tem se especializado em eSocial poderá ter ótimas oportunidades quando começar a vigorar a obrigatoriedade. Nosso portal, que está sempre antenado e à frente dessas mudanças importantes, desenvolveu o curso online sobre o eSocial, que ensina o necessário sobre o novo sistema de informações trabalhistas. O tema também aparece em outros cursos na área de contabilidade, pois é importante e veio para ficar.

Reforma trabalhista

Diretamente ligada ao eSocial, a reforma trabalhista, aprovada em novembro de 2017, também deu uma sacudida no cenário administrativo. Não somente o eSocial sofre interferência das mudanças, também outros sistemas como o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados passou por alterações na primeira semana de dezembro de 2017, recebendo novos campos de preenchimento. Agora, o empregador terá que enviar informações relacionadas ao trabalho parcial, intermitente, teletrabalho e desligamento por acordo, por exemplo.

Mudanças na contabilidade das entidades cooperativas

Outra mudança importante ocorreu na última semana de novembro de 2017, quando o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou a Interpretação Técnica Geral (ITG) 2004, que entrará em vigor em janeiro de 2018 e estabelece procedimentos e critérios específicos de estrutura das demonstrações contábeis, registro das variações patrimoniais e outros. Essa norma revogou outras que já estavam defasadas por causa da vigência das IRFS (as normas internacionais que já estão vigorando).

Como você pode ver, há muita coisa acontecendo e isso valoriza ainda mais o profissional da área de contábeis, seja de nível superior, técnico ou médio, pois apesar de ocuparem cargos diferentes, precisam conhecer os mesmos assuntos e estarem sempre bem atualizados - nosso curso de contabilidade online dá conta desse recado de forma bastante eficiente.

O próximo tópico deste artigo faz um comparativo entre contabilidade geral e contabilidade pública, pois a função de assistente contábil existe nessas duas esferas.

Aproveite as vantagens dos cursos online e se qualifique-se com autonomia e de acordo com a sua disponibilidade. Não fique parado no tempo, acompanhe as mudanças e dê um upgrade na carreira.

Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP)

A contabilidade Aplicada ao Setor Público, conhecida como CASP ou somente Contabilidade Pública, é a ciência utilizada para fazer a gestão de processos responsáveis por gerar informações contábeis relacionadas ao patrimônio de entidades administradas pelo setor público.

A principal responsabilidade da CASP é proporcionar aos usuários as informações em relação aos resultados obtidos e a situação econômica, financeira, orçamentária e física do patrimônio ou empresa pública. Essa prestação de informações é responsável por dar suporte para que o controle social possa ser administrado de forma que qualquer tomada de decisão do setor público esteja de acordo com a situação financeira atualizada.

Contabilidade Geral x Contabilidade Pública

Além de serem aplicadas a entes de diferentes naturezas, há muitas outras diferenças entre a Contabilidade Geral (CG) e a Contabilidade Pública (CP). Veja alguns aspectos:

a) Legislação: Leis 4.320/64 (CP) e 6.404/76 (CG)

b) Princípios: Princípios Orçamentários e Princípios Fundamentais da Contabilidade (CP) e Princípios Fundamentais da Contabilidade (CG)

c) Registro: atos e fatos administrativos (CP) e fatos administrativos (CG)

d) Regime de escrituração contábil:

  •  Regime misto: de caixa para receitas e de competência para despesas (CP)

  • Regime de competência tanto para receitas quanto para despesas (CG)

e) Resultado: Superávit ou déficit de gestão (CP) e Lucro ou prejuízo do exercício (CG)

f) Sistemas de escrituração:

  • Quatro sistemas independentes: orçamentário; financeiro; patrimonial; e de compensação (CP)

  • Sistema único que registra contas patrimoniais e de resultado (CG)

Observe que há bastante distinção entre elas. Portanto, se você pretende concorrer a um cargo público, além do curso de assistente contábil, deve também se preparar com o curso de contabilidade e finanças públicas, outro de nossos excelentes cursos online com certificado.

A preparação para concursos exige muito mais do que conhecer as noções básicas de contabilidade, por isso faça bom uso de nossos cursos a distância e se prepare para arrasar nas provas.

Você sabe que se estiver previsto em edital, cursos online com certificado podem pontuar nas provas de títulos? Pois é, fique atento!

Curso de assistente contábil

Sistema Tributário Brasileiro

Mesmo sem ter noções básicas de contabilidade, todos têm conhecimento sobre a carga de impostos que se paga, afinal, trabalhamos cinco meses do ano apenas para arcar com esses impostos. Mas nós entendemos de fato como o sistema tributário brasileiro funciona? Bem, quem trabalha com contabilidade e áreas correlatas precisa saber exatamente como tudo isso caminha.

De forma resumida, podemos dizer que o sistema tributário é o conjunto de contribuições, taxas e impostos pagos para que o Estado consiga cumprir suas funções, oferecendo serviços de qualidade à população. O Brasil tem uma alta carga tributária, sendo que há impostos que a maioria da população não sabe que paga, nem do que se trata ou para onde vai esse dinheiro. Neste cenário se faz necessário investir em cursos na área de contabilidade para entender para onde vão os impostos e como funciona o sistema tributário, especialmente para pessoas jurídicas, pois precisam pagar uma maior carga tributária.

O que toda organização precisa é se precaver contra a má interpretação da legislação que pode levar a enganos e atrasos provocando sanções, e até mesmo multas significativas. Para isso, deve contar com quem realmente conhece o assunto e está sempre atualizado sobre as possíveis mudanças nas leis municipais e estaduais.

No curso online assistente contábil essa questão é bem abrangente e envolve todos os aspectos necessários para que o aluno entenda todo o funcionamento de nosso complexo sistema de tributação.

O que é imposto

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas pagam impostos federais, municipais ou estaduais em moeda local. O imposto é pago sempre que se compra ou que se vende um produto ou serviço.

O sistema tributário brasileiro abrange diversos tipos de impostos. No caso do IPI e do ICMS, o brasileiro paga de maneira indireta. Há impostos que incidem diretamente na renda do trabalhador e da empresa, como no caso do imposto de renda de pessoa física e no imposto de renda de pessoa jurídica. Já o IPTU tributa bens imóveis e o IPVA tributa veículos automotores. Movimentações financeiras, importações, doações, heranças – tudo é tributado.

Para onde vão os impostos

Os tributos são usados para pagamento de despesas públicas como prestação de serviços, infraestrutura e salários. Não há vinculação entre o serviço prestado à população e o imposto arrecadado. O pagamento dessas despesas é feito com base na proposta orçamentária, sendo coordenada pelo poder executivo, seja do município, do Estado ou do governo federal.

A contabilidade é uma área repleta de detalhes importantes, que são abordados no curso de contabilidade online de forma mais detalhada.

Comitê de pronunciamentos contábeis

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é resultado da união de esforços de entidades que têm objetivos em comum, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Bovespa, Ibracon e outros.

O CPC foi criado em função de algumas necessidades, como a convergência internacional das normas contábeis, para reduzir custos de elaboração de relatórios contábeis, redução de custos de capital e outros.

Seu objetivo é estudar, preparar e emitir os Pronunciamentos Técnicos com relação aos procedimentos contábeis e divulgar informações sobre as novas normas contábeis, visando a centralização e uniformização dos processos, sempre considerando as IRFs.

As IFRS (normas internacionais de contabilidade), que abordamos no tópico das mudanças e que são também estudadas em nosso curso de contabilidade online, são adaptadas pelo CPC.

Os certificados do Centro de Estudos e Formação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Contabilidade do Terceiro Setor

Não há como estudar as noções básicas de contabilidade sem que se trabalhe a Contabilidade do Terceiro Setor. Trata-se da atividade contábil que abrange as Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações Sociais (OS), instituições religiosas, centros sociais, entidades beneficentes e outros, nas quais as atividades realizadas não possuem nenhum tipo de finalidade lucrativa. Nesses grupos podemos encontrar diferentes segmentos com foco em diversos objetivos sociais como filantrópicos, religiosos, artísticos, culturais entre outros.

O terceiro setor é sustentado por iniciativas privadas, doações e verbas públicas. Além desses meios de sustento, as instituições também podem realizar a venda de produtos e serviços, porém, é imposto pelo poder público que toda a verba arrecadada seja revertida para melhorias das atividades e estrutura da instituição, e é exatamente nesse ponto que a Contabilidade do Terceiro Setor entra em ação. Seu objetivo é registrar e documentar todas as atividades realizadas pelas organizações do terceiro setor para que o poder público tenha acesso a as informações que sejam relacionadas ao destino que o dinheiro arrecadado teve dentro da organização.

Outro fator importante do terceiro setor é que por terem acesso a uma série de benefícios para dar prosseguimento às suas atividades, precisa que a contabilidade demonstre claramente todas as atividades realizadas pela instituição. Só assim, com total transparência, essas entidades podem continuar a usufruir dos benefícios e prosseguir prestando os serviços necessários às pessoas. Ou seja, funciona como uma subvenção, um convênio: é preciso fazer a prestação de contas para receber a próxima parcela.

Centro de Estudos e Formação: qualidade em cursos a distância

Você viu quantos assuntos importantes são tratados em nosso curso online Assistente Contábil? Todo esse conteúdo, assim como de todos nossos cursos a distância, são elaborados por um departamento pedagógico exclusivo, dedicado à pesquisa e desenvolvimento de um programa pedagógico consistente e que vai de encontro às expectativas de quem busca e faz nossos cursos.

Aqui no Centro de Estudos e Formação, você faz a sua inscrição e tem acesso integral a centena de cursos online do Pacote Master por um ano inteiro, podendo fazer quantos quiser. O investimento para ter acesso a tudo isso é uma taxa única de R$ 99,70, sem nenhuma mensalidade.

Não deixe passar essa ótima oportunidade. Invista em seu futuro fazendo nossos cursos online com certificado e esteja preparado para qualquer desafio na carreira profissional. Mais de 120 mil alunos já atestaram a excelência de nossos cursos, chegou a sua vez.

Esperamos que nosso artigo tenha lhe dado um bom panorama sobre a importância dos profissionais da área de contabilidade, o que nosso curso de assistente contábil tem a oferecer e sobre o mercado de trabalho nessa área. Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Até breve!