Home / Blog / Artes / Arquitetura barroca no Brasil: descubra locais incríveis para visitar
  • 10/12/2018

Arquitetura barroca no Brasil: descubra locais incríveis para visitar


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
igrejas barrocas

Arquitetura barroca é um estilo de construção com traços rebuscados, excesso de detalhes e forte ligação religiosa. Ele aparece, principalmente, nas obras de igrejas e conventos, buscando captar a dualidade do homem como um ser carnal e espiritual. Aqui no Brasil existem diversos prédios com essas características.

Construções com muitos detalhes e que possuem forte ligação com a ideia do sagrado e religioso. Essas são as principais características da arquitetura barroca, movimento artístico que surge no final do século XVI.

Você sabe que aqui no Brasil houve uma expressão muito forte desse estilo e muitas obras da época perduram até hoje? Foi pensando nisso que criamos esse post. Então, segue com a gente que vamos te explicar mais detalhes!

Tudo sobre arquitetura barroca

A arte barroca teve expressões em diversos campos, como pintura, escultura e literatura, mas uma de suas principais forças foi na arquitetura. Isso porque a ideia era propagar a fé cristã para a sociedade, sendo assim, igrejas e edifícios públicos são os principais representantes desse estilo.

Características da arquitetura barroca

O que diferencia as construções barrocas dos outros tipos de edificações da época é o exagero das formas e a mistura de texturas. Fachadas ondulantes, pilastras, linhas diagonais e decoração com esculturas dão o tom da época. Os detalhes sempre invocavam a dualidade do homem como um ser religioso e profano.

Igrejas barrocas

Não é difícil identificar as igrejas barrocas. Elas possuem portas decoradas, detalhes trabalhados em madeira, camadas de ouro, forte presença de imagens e muitos enfeites no altar e ao longo de todo o templo. Essas são características marcantes em toda construção religiosa que segue o estilo.

Sem dúvida nenhuma a maior expressão do barroco no Brasil foram as igrejas. E um dos artistas mais famosos da época era Aleijadinho.

Obra de Aleijadinho

Aleijadinho foi o artista máximo do barroco no Brasil. Ele morreu em 1814 e algumas de suas obras mais famosas são:

  • Os Doze Profetas — esculturas localizadas na Igreja do Bom Jesus de Matozinho, em Minas Gerais;
  • Igreja de São Francisco de Assis — localizada em Minas Gerais, na atual cidade de Ouro Preto, é a obra de Aleijadinho considerada um marco do estilo barroco.

O nome do artista conhecido como Aleijadinho era Antônio Francisco Lisboa. Ele nasceu em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto (MG), na década de 1730. Filho de um arquiteto português e uma escrava, Antônio Francisco se tornou um importante escultor da época.

O apelido veio em decorrência de uma doença que começou a se manifestar quando ele tinha quase 50 anos. A enfermidade degenerativa é hoje conhecida como tromboangeíte obliterante e resulta em uma inflamação das artérias que pode levar a perda dos membros.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Arquitetura barroca no Brasil: principais locais pra visitar

O Brasil tem diversas construções que ainda hoje permanecem de pé e estão abertas para visitação. Os locais que mais reúnem obras são Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Sendo assim, eles são uma ótima oportunidade para você vivenciar, pelo menos um pouco, a arte barroca pessoalmente.

  • Igreja e mosteiro de São Bento — situada no Rio de Janeiro e construída entre 1633 e 1691;

  • Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência — situada em Salvador e construída entre 1700 e 1730;

  • Igreja do Bom Jesus de Matosinhos — situada em Congonhas (MG) e construída entre os séculos XVIII e XIX;

  • Basílica do Carmo — situada em Recife (PE) e finalizada no ano de 1767;

  • Sítio Histórico de Olinda — situado em Pernambuco, o local considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO possui casas, conventos e igrejas em estilo barroco;

  • Cidade de Ouro Preto — situada no interior de Minas Gerais, o local possui o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil. Considerada patrimônio da humanidade, a cidade possui museus, igrejas, casas e prédios públicos com características da arte.

Como você percebeu ao longo do post, a arquitetura barroca tem forte teor religioso, tanto que as principais construções são conventos ou igrejas. No nosso Curso Online História da Arte‍ você descobre mais detalhes sobre essa expressão artística.

Se quiser estudar sobre outra área, não tem problema. O Educamundo possui mais de 1.200 cursos online para você aprender no seu ritmo. Não perca essa chance e melhore sua qualificação com nossos cursos online com certificado.

Gostou do texto? Se increva no site e acompanhe todas novidades sobre cursos e novas postagens. Até breve!

Pesquisar