Existem algumas carreiras que são amplamente promissoras, tanto no âmbito privado quanto público. Isso eleva consideravelmente as oportunidades profissionais, disponibilizando ao interessado vastos nichos de atuação. Essa é uma realidade que pode ser vivenciada pelos profissionais da área de Administração, por exemplo. Afinal, independente do porte e segmento da empresa – pequena, média, multinacional, pública, privada ou terceiro setor -, um departamento administrativo produtivo e organizado é essencial para o sucesso dos negócios. Para tanto, somente conseguem prestar os melhores serviços aqueles profissionais altamente qualificados, seja através de um curso de agente administrativo ou demais cursos na área administrativa.

Aqui no Centro de Estudos e Formação são ofertados centenas de cursos online, incluindo o curso agente administrativo, todos selecionados por um departamento pedagógico exclusivo. É a sua chance de não somente colecionar novos conhecimentos sobre os aspectos administrativos, mas, também, conquistar uma certificação profissional que pode fazer toda a diferença na disputa pela tão sonhada vaga de emprego. Um curso online é uma ótima ferramente de aprendizado!

Visando contribuir com os seus estudos, preparamos este artigo que traz um panorama geral sobre algumas das qualificações necessárias à um bom agente administrativo. Leia na íntegra e não deixe de aprofundar os conceitos com o auxílio de um de nossos cursos online com certificado, ok? Falaremos um pouco mais sobre eles ao final do artigo. Boa leitura!

O que faz um agente administrativo?

Um agente administrativo traz em suas funções principais atividades bem distintas. Como este profissional lida diretamente com vários departamentos da empresa, acaba por possuir conhecimentos bem generalizados. Cabe ao agente administrativo, por exemplo, prestar um atendimento ao cliente de excelência, realizar e receber telefonemas, gerir as agendas e compromissos de seus superiores diretos, organizar contas a pagar e receber, dar suporte aos departamentos Pessoal e de Recursos Humanos, dentre outros.

Mas devemos salientar que um profissional da área não realizará necessariamente todas estas atividades. Muitas empresas possuem departamentos próprios e remetem ao agente administrativo apenas a posição de suporte e assistência. E é exatamente aí que entra a importância da qualificação: para entender, de fato, como funcionam todos os processos administrativos, os interessados na área devem investir em um curso online que realmente agregue conteúdo específico.

Temos como bons exemplos de cursos a distância que não podem faltar em seu currículo: o curso online Pacote Office, que aborda os principais softwares de informática utilizados nos setores administrativos, o curso online Redação Oficial, que discute técnicas de redação próprias para o setor público e o curso online Operador de Microcomputador, que oferece subsídios importantes para o uso produtivo e eficaz das ferramentas de informática. Estes são apenas alguns exemplos dentre as centenas de cursos online com certificado disponíveis aqui no portal.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Agente administrativo nos setores públicos e privados

Por se tratar de uma posição bem flexível, é possível encontrar boas oportunidades profissionais tanto no segmento público quanto no privado. Enquanto pequenas, médias e grandes empresas contratam seus colaboradores através de entrevistas diretas e processos seletivos simplificados, os órgãos públicos geralmente realizam concursos públicos para preenchimento destes cargos. E estes certames destinam-se a órgãos do eixo municipal, estadual ou federal.

Frequentemente, órgãos como FUNASA, Exército, CRM, Polícia Federal e prefeituras municipais realizam concursos com vagas para agentes administrativos. Como a demanda varia de acordo com cada um deles, é interessante manter-se preparado para os editais e provas. Além da qualidade atestada, o curso online agente administrativo do Centro de Estudos e Formação permite que você obtenha um certificado impresso ou digital, com carga horária entre 5h e 360h. Dependendo do edital, os certificados do portal podem ser utilizados como prova de título, comprovando assim os conhecimentos adquiridos.

Agora que você já entende um pouco mais sobre a demanda relacionada aos agentes administrativos, é preciso compreender, de forma detalhada, como se dão alguns processos. E é exatamente sobre o que falaremos nos próximos tópicos.

Como fazer um bom atendimento pessoal?

Dinamismo e proatividade são algumas das habilidades necessárias ao agente administrativo, principalmente quando suas funções se resumem ao atendimento pessoal de clientes. Como o velho ditado já diz, ''a primeira impressão é a que fica", por isso, trabalhar o atendimento primário ao cliente é peça chave no sucesso de qualquer empreendimento. Mas não se preocupe se você não trouxe tal habilidade de berço: muitos cursos a distância, inclusive os disponíveis aqui no portal, tratam deste tema, possibilitando os estudos através de materiais ricos e minuciosamente selecionados.

Tipos de atendimento ao cliente

Você sabia que existem diversos tipos de atendimento ao cliente?  Neste sentido, cabe ao agente administrativo entender como proceder em cada um destes atendimentos. Mesmo se você não pretende seguir a profissão, as dicas são igualmente relevantes. Para atuar como autônomo prestador de serviço, por exemplo, é preciso atender os clientes com qualidade. O mesmo vale para quem atua em outros nichos. Vale frisar que um curso de agente administrativo completo traz todas estas informações, altamente relevantes para a sua trajetória profissional e pessoal.

Vamos entender melhor algumas das modalidades de atendimento ao cliente:

Visita aos clientes – A visita direta e personalizada é um dos grandes trunfos de empresas que buscam melhorar suas relações com seus clientes e conhecer suas dores mais complexas. Desta forma, fica mais simples oferecer a melhor solução. Se você pretende se tornar um profissional da área administrativa, vale reforçar as habilidades de atendimento presencial. Um curso online administrativo, junto a leitura de artigos relacionados e periódicos, é uma boa opção de qualificação.

Atendimento telefônico - Geralmente, o atendimento telefônico do cliente fica a cargo do agente administrativo, que atua no escritório da empresa. Não é regra, mas é comum. Para tanto, cabe ao profissional buscar a qualificação necessária, a fim de oferecer a melhor recepção aos atendimentos. Um curso básico de telefonista ou curso online agente administrativo pode elucidar muitos dos pontos essenciais desta jornada de atendimento. Assim, fica mais simples atingir um atendimento de excelência. Aqui no Centro de Estudos e Formação temos tanto o curso online de telefonista quanto o curso agente administrativo.

Redes sociais -  Hoje em dia todos os clientes (ou quase todos eles) possuem perfis nas redes sociais. Para estreitas este relacionamento, o ideal é que a empresa também seja vista online. Os perfis e páginas surgem como opção de venda e atendimento direto ao cliente. Mas atenção: o profissional responsável por sanar as dúvidas virtuais deve ter cautela e repassar as solicitações ao respectivo departamento. Outro cuidado é em não deletar comentários negativos. Pelo contrário, a empresa deve buscar uma solução positiva e transparente.

Junto a essas informações, que podem ser  fortalecidas com a opção por um curso online administrativo, trazemos a seguir outras dicas valiosas de atendimento ao cliente, todas elencadas pelo Sebrae:

  • Seja livre de preconceitos e atenda com educação, cortesia e consciência.
  • Seja agradável e dê boas-vindas ao seu cliente.
  • Dê a atenção necessária.
  • Esclareça informações sobre o produto/serviço de forma segura.
  • Evite utilizar termos muito técnicos, que podem não ser entendidos com clareza pelo receptor.
  • Sempre que necessário, peça auxilio ao superior direto.
  • Seja simpático, de modo que cause uma boa e positiva impressão.

Outra dica importante é atentar-se à organização do ambiente de trabalho. Quando um cliente se dirige ao escritório da empresa, ele deve se deparar com um ambiente organizado, limpo e condizente com a imagem da empresa.

curso de agente administrativo

Conceitos de Comunicação Empresarial

Além da importância da comunicação direta com o cliente, o profissional deve possuir conhecimentos aprofundados sobre comunicação empresarial.  No geral, o conceito de comunicação pode ser definido pela troca de informações entre um emissor e um receptor, através de um canal pré-determinado. Quando envolvemos um grupo empresarial, o conceito de comunicação subdivide-se em dois, sendo a comunicação interna e a comunicação externa. Em ambos os casos, o principal intuito é turbinar a imagem da corporação perante o mercado e seus colaboradores, otimizando assim o lucro e credibilidade de negócio.

Enquanto na comunicação empresarial interna as informações são direcionadas aos colaboradores e demais equipes internas da empresa, na comunicação externa essa troca de informações se dá perante aos fornecedores, imprensa, órgãos governamentais, clientes, demais parceiros e a sociedade no geral. Devido à grande diversidade de canais de transmissão disponíveis, cabe ao emissor optar por aquele que mais se adequa à situação. Devem ser considerados pontos como formalidade, celeridade, relevância e eficácia.

Com o surgimento da internet e inovações tecnológicas e digitais, a dinâmica da comunicação empresarial mudou um pouco. Atualmente, ferramentas como redes sociais e aplicativos de mensagens, por exemplo, são imprescindíveis para a excelência da comunicação empresarial, seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Como exemplos de comunicação interna podemos citar a intranet, telefonemas, e-mails, quadro de avisos, memorandos, dentre outros. Na comunicação externa, podem ser utilizados as campanhas de pós-venda, telefonemas, boletins informativos, e-mails, ofícios, reuniões, propagandas etc.

Cabe dizer que os cursos online com certificado oferecem o conhecimento teórico ideal para quem pretende desvendar os conceitos de comunicação empresarial. Aproveite, conheça o curso online de Comunicação Empresarial disponível no Centro de Estudos e Formação e turbine sua formação profissional.

O curso de agente administrativo do  Centro de Estudos e Formação é preparado por um departamento pedagógioco exclusivo. Ao se inscrever, você terá acesso aos melhores materiais, fortalecendo sua qualificação profissional.

Dicas para uma boa Redação Técnica

Uma vez que o profissional da área administrativa necessita elaborar documentos diversos, como circulares, atas, memorandos, contratos e certificados, é essencial que domine as principais técnicas de redação.

Mas se você não possui tais conhecimentos, não se preocupe. Além do curso online agente administrativo, que discute sobre tipos e modelos de documentos, existem cursos online focados em redação que podem lhe auxiliar nesta qualificação.

Aqui no portal, por exemplo, temos o curso online Técnicas de Redação, que discute pontos importantes que vão desde a Redação Oficial, utilizada em comunicações oficiais do governo, às redações mais impessoais, frequentemente utilizadas no dia a dia profissional e escolar. Ambos os cursos são indispensáveis ao currículo de quem pretende se destacar como agente administrativo ou, ainda, de quem deseja apenas aprimorar a escrita.

#lista_vantagens##

Principais características

Selecionamos a seguir algumas dicas interessantes que, se aliadas ao nosso curso online de Técnicas de Redação, otimizarão o seu entendimento sobre o tema. Veja só!

  1. Nas redações técnicas, devem ser seguidas as regras da norma culta padrão. A linguagem formal e objetiva deve ser utilizada para fins de informação, solicitação, registro ou esclarecimento.
  2. A redação técnica subdivide-se basicamente em 12 tipos, que são relacionados à sua finalidade. São eles: contrato, declaração, procuração, ofício, carta comercial, requerimento, relatório, circular, memorando, ata, atestado e currículo.
  3. Apesar de cada tipo de documento possuir uma finalidade específica, muitos pontos da estrutura são comuns a todos eles.

Estrutura geral

As redações técnicas devem ser emitidas em papeis timbrados oficiais, seja de um órgão público, empresa, universidade etc. Além disso, quando pertinente, são acompanhadas de um carimbo que identifica os dados do emissor da informação. Essas informações são amplamente abordadas em cursos online específicos.

Destrinchamos, em detalhes, cada ponto estrutural que deve ser observado nos documentos formais e técnicos. As informações apresentadas a seguir podem servir como fonte de consulta sempre que você precisar emitir um documento comercial ou empresarial.

  • Os títulos nem sempre estão presentes das redações técnicas. Quando não são apresentados, o assunto do documento é especificado no campo específico "Assunto".
  • O tema do texto deve ser definido com cautela. Lembre-se que uma das características da redação técnica é a objetividade. Por isso, cuidado ao redigir a redação. Entregue o que o assunto ou o título prometem.
  • Podem haver exceções, mas geralmente a estrutura padrão de uma redação técnico segue o esquema de introdução, desenvolvimento e conclusão. Bons cursos a distância de redação podem sanar suas dúvidas, neste tema, de forma mais profunda.
  • Quando falamos de linguagem formal, deve-se prestar atenção às saudações finais. Quando pertinente, opte por utilizar atenciosamente, saudações cordiais ou cumprimentos.
  • A assinatura do documento também deve ser lembrada. A inserção do nome, assinatura e cargo ocupado pelo emissor do documento é uma das características da redação técnica.

O curso online Redação Oficial, dentre as centenas de cursos disponibilizados pelo Centro de Estudos e Formação, abrange os principais tópicos da Redação Oficial, os quais relacionam-se diretamente com a redação técnica. Não deixe de se inscrever e turbinar ainda mais os seus estudos!

Qualificação específica com o curso de agente administrativo

Ao longo do artigo batemos na tecla da qualificação profissional na área administrativa porque, realmente, é ela que te abre portas. Quanto mais específicas e aprofundadas forem suas qualificações relacionadas às funções do agente administrativo, melhores serão suas oportunidades profissionais. A capacitação vai além de um curso online administrativo. É preciso avaliar as competências e habilidades necessárias para o exercício das funções e mergulhar nos estudos.

Para quem possui pouco tempo disponível, uma boa dica são os cursos na área administrativa na modalidade online. Além de representarem um excelente custo benefício, são muito flexíveis e com cargas horárias que se adequam à sua necessidade.

No Centro de Estudos e Formação você tem acesso ao Pacote Master, incluindo, é claro, cursos na área administrativa, investindo o valor único de R$69,90, livre de mensalidades. O melhor de tudo? Sua matrícula no portal dá acesso a todos os cursos disponíveis, pelo período de 12 meses. É a chance que você esperava para conquistar a tão sonhada qualificação profissional em uma instituição de renome, conhecida nacionalmente.

Faça sua inscrição e comece hoje mesmo o curso agente administrativo. Temos certeza que será extremamente proveitoso. Caso tenha dúvidas, deixe seu comentário. Se curtiu o artigo, compartilhe nas suas redes sociais. O que acha? Bons estudos e até breve!